31 de jul. de 2012

Resenha do VI Festival da BRAVIO (25 a 29 de julho de 2012)

O VI Festival da BRAVIO teve um brilho especial por vários motivos. 

Afora as duas belas matérias no Correio Braziliense, tivemos uma programação musical bastante variada com a presença de ilustres violonistas com perfis diversificados durante quase uma semana de evento (de quarta-feira a domingo). Sem dúvida alguma, este foi nosso maior festival!

foto: Alda Silva

A abertura do festival contou com a participação de Pedro Rogério (GO/DF), que foi o ganhador da edição 2011. Pedro — que está tocando num nível extremamente alto — iniciou o concerto com o Campo (Prelúdios Americanos), do uruguaio Abel Carlevaro.

Seguiu o concerto com Häendel (Suíte 7, transcrição do escocês David Russell). Em seguida, nos brindou com as Bagatelas, de Walton. Arrematou o concerto com uma bela interpretação de Omaggio a Boccherini, de Tedesco.




Na quinta-feira, recebemos o violonista americano Robert Trent (Radford University), que interpretou um repertório bem variado e repleto de obras clássicas e pré-românticas. Trent também nos brindou com Omaggio a Boccherini, cuja obra ouvimos na noite anterior.

Uma das maiores surpresas foi o violão de 10 cordas, típico do século XIX nas mãos do húngaro Johann Kaspar Mertz. Vejam a foto ao lado.





Na sexta-feira, foi a vez de Guilherme Vincens da Universidade de São João del Rei (UFSJ) — doutor em performance musical pela Universidade do Arizona — que iniciou seu concerto com obras do brasileiro Aníbal Augusto Sardinha (Garoto).

Em seguida, brindou-nos com obras de J.K.Mertz. Ouvimos também belas interpretações de Invocación y Danza e Fandango, de Joaquín  Rodrigo. Ouçam uma obra interpretada nesse concerto: http://www.youtube.com/watch?v=E6BwOIuuRjk&feature=g-all-u





No sábado, tivemos o prazer de ouvir o italiano Giuseppe Zinchiri, que interpretou um repertório bastante variado com uma sensibilidade que lhe é peculiar.

Ouvimos Invocación y Danza (J.Rodrigo), Mazurca Appasionata (Agustín Barrios), Serenata Espanhola (J.Malats), Choros nº 1 (H.V.Lobos), dentre outras obras: http://www.youtube.com/watch?v=qSbxlZJy4U4&feature=g-all-u



No sábado, tivemos a eliminatória do concurso, sendo que os finalistas do concurso foram:

- Pedro Rocha (DF);
- Victor Noah (GO);
- Marcelo Brombilla (RS-GO);
- João Henrique Cardoso (GO).


Com os pontos corridos do concurso, o resultado apontou para dois concorrentes em segundo lugar, quais sejam: Pedro Rocha (DF) e Victor Noah (GO). O grande vencedor foi Marcelo Brombilla (RS-GO), que está automaticamente convidado para o VII Festival da BRAVIO em 2013:

O repertório tocado por Brombilla foi composto essencialmente por obras do século XX: Elogio de La Danza (Leo Brouwer) e Ritmata (E.Krieger) na semifinal; Nocturno (F.M.Torroba), Sonatina (L.Berkeley) e Estudo nº 12 (H.V.Lobos) na final. Assista a alguns trechos de sua bela prova:
http://www.youtube.com/watch?v=SWbOxc5u9Jo&feature=player_embedded.

Meus parabéns a todos os participantes! Tenho certeza que todos saíram ganhando algo deste evento cultural. Fazendo um pequeno parênteses, gostaria de dizer que fico muito feliz de ver meu amigo Pedro Rocha cada vez melhor!

Meus agradecimentos especiais aos jurados pela atenção e pela dedicação a essa tarefa tão difícil! Os jurados foram os seguintes:

- Guilherme Vincens (UFSJ);
- Robert Trent (EUA) ;
- Pamela Trent (EUA);
- Giuseppe Zinchiri (Itália);
- Rafael Bandol (Escola de Música de Brasília).

Antes da final do concurso — que ocorreu às 14 horas — nós fomos dar um volta por Brasília-DF:


Tivemos a honra de ter a presença do professor e pianista Urubatan Ferreira de Castro da Universidade Estadual do Pará (UEPA).

No último dia, escutamos o Quarteto da UEPA Paulino Chaves cujo grupo é formado por Feliphe Bruno Martins Cardoso (violino), Beatriz Mauler Borges (violino), Jennifer Cristina Santos de Oliveira (viola), Advaldo Silva da Silva Filho (violoncelo). Vale ressaltar que houve uma alteração na formação quando da apresentação em Brasília. Jeniffer Oliveira substitui o violista Armando Mendonça e o violoncelista Advaldo substituiu Bernardo Keuffer. O professor Urubatan é o coordenador do referido quarteto e veio a Brasília para prestigiar o evento da BRAVIO. Urubatan ressaltou-nos o apoio incondicional que a magnífica reitora Marília Brasil da UEPA tem dispensado ao quarteto: http://www.youtube.com/watch?v=taxBxU8BHYQ. Nossos agradecimentos a toda a equipe da UEPA!

O quarteto UEPA acompanhou os solistas de violão Álvaro Henrique (que intepretou Mauro Giuliani) e Renato Mendes (que interpretou Radamés Gnattali):

 

Enfim, belíssimos recitais!!!

Encaminho os links do site da BRAVIO com a biografia e com o programa de recital de cada participante em ordem de participação:

Pedro Rogério (Brasília):
http://bravio.mus.br/recitais/2012/Pedro_Rogerio/Pedro_Rogerio.html

Robert Trent (EUA):
http://bravio.mus.br/recitais/2012/Robert_Trent/Robert_Trent.html

Guilherme Vincens (São João do del Rei-MG):
http://bravio.mus.br/recitais/2012/Guilherme_Vincens/Guilherme_Vincens.html

Giuseppe Zinchiri (Itália):
http://bravio.mus.br/recitais/2012/Giuseppe_Zinchiri/Giuseppe_Zinchiri.html

Quarteto da UEPA, Álvaro Henrique e Renato:
http://bravio.mus.br/recitais/2012/Quarteto_UEPA_Alvaro_Renato/Quarteto_UEPA_Alvaro_Renato.html

Acompanhe a programação mensal no site da BRAVIO: http://bravio.mus.br/


Saudações musicais!

2 comentários:

  1. Trecho dos concertos
    - Giuseppe: http://www.youtube.com/watch?v=qSbxlZJy4U4&feature=g-all-u

    - Vincens: http://www.youtube.com/watch?v=E6BwOIuuRjk&feature=g-all-u

    ResponderExcluir
  2. Vídeo do ganhador do concurso:
    http://www.youtube.com/watch?v=SWbOxc5u9Jo&feature=player_embedded

    ResponderExcluir