2 de ago de 2012

Partituras Brasileiras do Séc. XIX - Online



Aproveitando a dica de meu amigo Alexandre Dias, encaminho esta mensagem extremamente útil: "Cerca de 1000 partituras brasileiras do final do século XIX, incluindo polcas, tangos brasileiros, valsas, quadrilhas, etc, generosamente escaneadas pela Biblioteca Nacional, para download gratuito":

Confiram a obra do Frederico Mallio, contemporâneo de Nazareth!

Vejam esse triplo hibridismo curioso no título e subtítulo desta obra: http://objdigital.bn.br/mwg-internal/de5fs23hu73ds/progress?id=Xu23XccEBd.

O link para pesquisar partituras e gravações é: http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.html

Coloquei a figura acima de maneira proposital porque mostra a capa da partitura (1842) de uma obra de  um compositor americano, cujo título traduzido é "Dança Brasileira":
http://memory.loc.gov/cgi-bin/ampage?collId=mussm&fileName=sm2/sm1842/030000/030290/mussm030290.db&recNum=0&itemLink=h?ammem/mussm:%40field%28NUMBER+%40band%28sm1842+030290%29%29&linkText=0

Curiosamente, há uma figura de uma macaquinho em cima da partitura.... Maiores informações no texto do Alexandre Dias:
http://www.ernestonazareth150anos.com.br/Posts/index/23

Saudações musicais! 



8 comentários:

  1. O site da biblioteca sai do ar às vezes...

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  2. muito legal Fabiano, obrigado por compartilhar!

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  3. Repassando:

    Brazilian Colonial scores and complete set of parts from 18th and 19th century are edited and freely downloadable at the Brazilian Virtual Library of Scores:
    http://library.Paulinyi.com
    Look for file names keywords AMB-RDP and PAMM. See added catalog below. Most of Castagna's texts also have version in English.
    Thanks to the organizer Dr. Paulo Castagna and the many musicologists from his team!


    Partituras coloniais brasileiras (séc. XVIII-XIX) e respectivas partes gratuitamente disponíveis em
    http://biblioteca.Paulinyi.com
    Palavras-chaves são AMB-RDP e PAMM. Veja catálogo adicionado abaixo.
    A cultura brasileira agradece a doação do musicólogo Dr. Paulo Castagna, que reúne zelosos trabalhos de vários pesquisadores brasileiros.


    CATALOG (additions)
    For previous donation, read at the link below.
    http://paulinyi.blogspot.com/2012/07/partituras-coloniais-brasileiras-na.html

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    Respostas
    1. Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de (1746?-1805)
      Signatum est (Terceto ao Pregador) CT-MCRF [71]; CT-MIG 42 (três vozes, violinos I e II, baixo, flautas I e II, trompas I e II) Duração aproximada: 3 minutos Edição: Paulo Castagna
      Andante moderato / Allegro assai

      Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de (1746?-1805)
      Congratulamini mihi (Responsório de Nossa Senhora) (quatro vozes, violinos I e II, baixo, trompas I e II) Duração aproximada: 6 minutos Edição: Paulo Castagna
      Largo / Allegro / Adagio / Allegro

      Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de (1746?-1805)
      Beata Mater (Antífona do Magnificat) CT-MCRF [05]; CT-MIG 06 (quatro vozes, violinos I e II, viola, baixo, trompas I e II) Duração aproximada: 10 minutos Edição: Paulo Castagna
      Comodo / Allegro / Largo / Allegro

      Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de (1746?-1805)
      Veni sponsa Christi (Antífona de Santa Bárbara) CT-MIG 47 (quatro vozes, violinos I e II, baixo, trompas I e II) Duração aproximada: 2 minutos e 30 segundos Edição: Maria Inês Guimarães

      Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de (1746?-1805)
      Motetos e Miserere para a Procissão dos Passos CT-MCRF [55]; CT-MIG 15 (quatro vozes, baixo) Duração aproximada: 9 minutos Edição: Chiquinho de Assis e Paulo Castagna

      Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de (1746?-1805)
      Stabat Mater (Seqüência de Nossa Senhora das Dores) CT-MCRF [21]; CT-MIG 43 (quatro vozes, violinos I e II, viola, baixo) Duração aproximada: 6 minutos Edição: Chiquinho de Assis e Paulo Castagna
      1 - Stabat Mater (Moderato) 2 - Eia Mater (Andante) 3 - Amen (Allegro)

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    2. Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de (1746?-1805)
      Ladainha de Nossa Senhora CT-MCRF [24]; CT-MIG 26 (quatro vozes, violinos I e II, viola, baixo, trompas I e II) Duração aproximada: 15 minutos Edição: Carlos Alberto Figueiredo

      Mesquita, José Joaquim Emérico Lobo de (1746?-1805)
      Te Deum (Hino de Ação de Graças) CT-MCRF [73]; CT-MIG 45 (quatro vozes, violinos I e II, baixo) Duração aproximada: 12 minutos Edição: Marcelo Campos Hazan
      1 - Te Deum (Andante) 2 - Tibi omnes (Andante) 3 - Sanctus (Andante) 4 - Te gloriosus (Andante) 5 - Te Martyrum (Andante) 6 - Patrem immensæ (Andante) 7 - Sanctum quoque (Andante) 8 - Tu Patris (Andante) 9 - Tu devicto (Adagio / Andante)
      10 - Judex crederis (Andante) 11 - Salvum fac (Andante) 12 - Per singulos dies (Andante) 13 - Dignare Domine (Andante) 14 - Fiat misericórdia (Andante)

      Jerônimo de Sousa (fl.1721-1826)
      Salve Regina (Antífona de Nossa Senhora) (quatro vozes, violinos I e II, viola, baixo, flautas I e II, trompas I e II) Duração aproximada: 2 minutos e 30 segundos Edição: Paulo Castagna
      Moderato

      Jerônimo de Sousa (fl.1721-1826)
      Vide Domine, quoniam tribulor (Antífona para o Setenário das Dores) (quatro vozes, violinos I e II, viola, baixo, flautas I e II) Duração aproximada: 2 minutos e 30 segundos Edição: Paulo Castagna
      Moderato

      Jerônimo de Sousa (fl.1721-1826)
      Ladainha de Nossa Senhora CO-AC 16 (quatro vozes, violinos I e II, viola, baixo, flautas I e II, trompas I e II) Duração aproximada: 13 minutos Edição: Marcelo Campos Hazan
      Andante / Largo / Andante / Andante

      Jerônimo de Sousa (fl.1721-1826)
      Matinas de Santo Antônio CO-AC 18 (quatro vozes, violinos I e II, viola, baixo, flautas I e II, trompas I e II) Duração aproximada: 60 minutos Edição: Carlos Alberto Figueiredo
      Invitatório (Andante) Responsório I (Andante / Allegro / Moderato / Allegro) Responsório II (Andante / Allegro / Andantino / Allegro) Responsório III (Moderato / Allegro / Andantino / Allegro) Responsório IV (Andante moderato / Allegro / Andantino / Allegro)) Responsório V (Afetuoso / Allegro / Moderato / Allegro) Responsório VI (Moderato / Allegro / Andantino / Allegro) Responsório VII (Andante moderato / Allegro / Andante moderato / Allegro) Responsório VIII (Andante / Allegro / Larghetto / Allegro)

      Francisco Valle (1869-1906)
      Valse-Scherzo (Para Orquestra) C-FV 25 A Quintiliano Nery Ribeiro (1891) (flautas I e II, oboés I e II, clarinetas I e II em Si bemol, fagotes I e II, trompas I, II, III e IV em Fá, trompetes I e II em Fá, trombones tenor I, II e III, tímpanos em Mi bemol e Si bemol,
      violinos I e II, viola, violoncelo e contrabaixo) Duração aproximada: 10 minutos Edição: Paulo Castagna
      Allegro moderato

      Francisco Valle (1869-1906)
      Bailado na Roça (Peça Característica para Orquestra) C-FV 2b (1900/1906) (flautas I e II, oboés I e II, clarinetas I e II em Si bemol, fagotes I e II, trompas I, II, III e IV em Fá, trombetas I e II em Fá,
      pandeiro, pratos/bombo, tímpanos em Dó e Fá, violinos I e II, viola, violoncelo e contrabaixo) Duração aproximada: 10 minutos Edição: Paulo Castagna
      1 - Os Garotos Fardados (Allegro); Os Camponeses (Più lento / Primeiro tempo) 2 - Os Caipiras ou Violeiros; Samba

      Francisco Valle (1869-1906)
      Telêmaco (Cenas Sinfônicas) C-FV 22 A Eugênio Fontainha (1891) (flautim, flautas I e II, oboés I e II, corne inglês, clarinetas I e II em Lá e Si bemol, fagotes I e II, contrafagote, trompas I, II, III e IV em Fá, cornetas I e II em Fá, trombones tenor I e II, trombone baixo, saxhorn baixo em Fá, tímpanos em Mi, Fá, Si, Dó, percussão, harpa,
      violinos I e II, viola, violoncelo e contrabaixo) Duração aproximada: 25 minutos Edição: Lúcius Mota
      Primeira parte (Allegro agitato) Segunda parte (Allegretto scherzando) Terceira parte [Allegro agitato]

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  4. Alexandre divulgou hoje:
    Novo post: Nazareth e seu tempo (Parte 1): Frederico Mallio http://www.ernestonazareth150anos.com.br/posts/index/26 Neste texto resumo um ano de pesquisa sobre a figura obscura de um pianista que foi colega de Nazareth, e que em pouco tempo passou de seu amigo para inimigo. Informações inéditas sobre sua história como um influente professor de música da virada do século XX contam também um pouco da história da música no Rio de Janeiro nesta época.

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  5. gente, e vcs falando do Frederico Mallio.... figura obscura? Ops!!! Algo errado... Cláu Mallio

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