13 de jul. de 2012

Resenha do VIII FENAVIPI (5 a 8 de julho)




Caros amigos,

O VIII Festival Nacional de Violões do Piauí (FENAVIPI) – realizado entre os dias 5 a 8 de julho de 2012 – foi um espetáculo na mais ampla acepção do termo. Observamos um público extremamente atencioso e uma organização impecável. Todos os convidados manifestaram seu contentamento para com a logística do evento: o micro-ônibus nos buscava pontualmente para realizar todas as atividades programadas; houve uma boa divulgação junto à imprensa local, e, além disso, os livros e os discos dos artistas eram vendidos na recepção dos eventos de uma maneira extremamente organizada.
Portanto, deixo registrado aqui meu reconhecimento deste lindo evento – imprescindível para a cultura brasileira – na figura do professor Cinéas Santos, do historiador Gilson Caland e dos músicos Josué Costa e Sérgio Matos. Meu profundo agradecimento a todos!


O festival iniciou-se no dia 5 de julho, quinta-feira, com o extraordinário recital do mestre peruano Jorge Caballero, residente nos Estados Unidos há mais de 15 anos. Caballero iniciou se recital com a partita BWV 1013 (J.S.Bach) e seguiu o programa com obras da Suíte Ibéria, de Isaac Albéniz. Em seguida, fez uma pequena pausa e regressou com a importante obra: Quadros de Exposição (M. Mussorgsky), uma transcrição de K.Yamashita. Foi um recital emocionante realizado no Teatro Assembleia de Teresina:

No dia seguinte pela manhã, houve a semifinal do concurso. Os candidatos interpretaram obras de W. Walton, Almeida Prado, Joaquín Rodrigo, Heitor Villa-Lobos e Agustín Barrios. Além dos eventos no Teatro Assembleia e na Oficina da Palavra, o evento também nos brindou com apresentações de violonistas de Teresina em diversos locais da capital piauiense. Apresentaram-se Kelson Coutinho, Felipe Vilarino, Geraldo Brito, Quarteto Passos do Violão, Isaque Leal, Bem-te-vi Atrevido, Marcell Régis e Damião Bezerra.

À noite, tivemos o concerto do Alessandro Penezzi, violonista de Piracicaba-SP. Penezzi iniciou o concerto com sua composição intitulada Be-a-Baden, esbanjando brasilidade em seu violão.

O professor e violionista Emanuel Nunes realizou a sua master class (aula) e o seu concerto no dia 6 de julho, com um repertório enfocado na música popular brasileira. No sábado, dia 7 de julho, tivemos o recital do argentino Nahuel Romero (Mendoza) e, em seguida, do violonista de Petrópolis-RJ: Marcus Tardelli. Nahuel interpretou lindamente um programa composto por obras de Joaquín Rodrigo, I. Albéniz, Tasman e M.D.Pujol. Tardelli, por sua vez, iniciou o concerto com a linda valsa Tristorosa, de Heitor Villa-Lobos. Tocou arranjos maravilhosos de mestres da música brasileira, como de costume.

No domingo, dia 8 de julho, o concurso do VIII FENAVIPI teve o seguinte resultado:

1° Aulus Rodrigues (MG): interpretou BWV 995 (J.S.Bach) – Preludio e Presto e Sonata (Antonio José) com os movimentos Pavane Triste e Final.


2° Pedro Rodrigues Aguiar (DF): Interpretou a Sonata Omaggio a Bocherini (M.C.Tedesco)


3° Esteban Carbone (ARG - Bs As): Tocou a Jazz Sonata (Dusan Bogdanovic)



No fim de tarde do dia 8 de julho, realizei meu recital com obras latino-americanas:
Tive o prazer de compartilhar o palco com o Alessandro Penezzi, interpretando Meu Avô (Raphael Rabello):

 

Em seguida, escutamos uma bonita apresentação de Nonato Luiz (violão) e Adelson Viana (sanfona):
A cerimônia de encerramento ocorreu no Teatro da Assembleia de Teresina. Após a cerimônia, assistimos a uma bela apresentação musical. Antes de iniciar a apresentação, Josué Costa solou uma obra e acompanhou a cantora Luiza Miranda:

Vale destacar também a participação, durante o festival, das cantoras Maristela Gruber (em duo com Josué Costa) e da Soraya Castelo Branco (em duo com o violonista Luciano Santos).

O talentoso luthier Antônio José Rodrigues esteve presente nos eventos apresentando seus belos violões de cedro e abeto:


A programação completa foi disponibilizada em: http://fenaviolaopi.blogspot.com.br/2012

 
Saudações musicais!

3 comentários:

  1. relato do Emanuel Nunes: http://www.violao.org/topic/13584-viii-fenavipi%3B-alguns-relatos/

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=WaMgMvVkeWM

    ResponderExcluir
  3. Repertório tocado por Emanuel Nunes:
    Ponteio e Modinha - Wlatel Branco
    Zabeleza - José Rodrigues (piauiense)
    Maracatu (E. Nunes)
    Choro Tímido (E. Nunes)
    Choro de Macho (M. Orosco)
    Choro das Araucárias (Luiz Claúdio)
    Ave-maria sertaneja
    Toteando (Salomão Habib)
    Todo Sentimento (Cristóvão Bastos e Chico Buarque)
    Suíte do Reisado (E. Nunes)
    Bis: Gostoso Demais (Dominguinhos)

    ResponderExcluir