23 de dez. de 2013

12 Estudos Nazarethianos para violão (obra de Fabiano Borges)

Caros amigos,

Tenho o prazer de anunciar o lançamento do projeto intitulado “12 Estudos Nazarethianos para Violão”. Trata-se de um conjunto de obras que o pianista Alexandre Dias me encomendou no segundo semestre deste ano.

No dia 17 de dezembro, finalizei a primeira série de 6 estudos. A segunda série de estudos (6 ao 12) será lançada apenas em 2014.

É uma alegria saber que, no dia 27 de dezembro, o Estudo nº 3 será estreado em Tandil (Argentina) pelo violonista argentino Marco Pablo Dalmacio. Vejam o que escreveu Marcos P. Dalmacio:

Estimados amigos: Escribo para contarles que en algunos días realizaré un concierto de música española en el cual interpretaré guitarra y por primera vez la vihuela. También haré el estreno de la única obra no española del programa, se trata del estudio n° 3 de la serie de 12 Estudos Nazarethianos para violão del guitarrista y compositor brasileño Fabiano Borges. Estas obras fueron escritas este mismo año de 2013 y he tenido el honor de ser el dedicatario del tercero de esos estudios, que es el que será estrenado. El resto del programa está compuesto exclusivamente por repertorio español originalmente escrito para guitarra y para vihuela. El concierto tendrá lugar el Viernes 27 de Diciembre de 2013 a las 20 hs, en la Biblioteca Rivadavia (San Martín 516) de la ciudad de Tandil.

A primeira série de 6 estudos foi estruturada da seguinte maneira:

- Estudo nº 1 (dedicado ao Álvaro Henrique) Mi menor
Inspirado nos temas Furinga, Polonesa, Confidências e Turuna

- Estudo nº 2 (dedicado ao Josué Costa) Ré Maior
Inspirado nos temas Retumbante e Atlântico

- Estudo nº 3 (dedicado ao Marcos Pablo Dalmacio) Lá menor
Inspirado nos temas Floraux, Carioca, Myosotis e Brejeiro

- Estudo nº 4 (dedicado ao Pedro Rodrigues) Ré menor
Inspirado no tema Turuna

- Estudo nº 5 (dedicado ao Alexandre Gismonti) Fá # menor
Inspirado nos temas Digo, Labirinto e Cuéra

- Estudo nº 6 (dedicado ao Coco Vega) Lá menor
Inspirado nos temas Ameno Resedá e Você Bem Sabe

Leiam algumas matérias importantes sobre Ernesto Nazareth e projetos análogos:
http://colunas.canalbrasil.globo.com/platb/tarik
https://oglobo.globo.com/cultura/musica/dez-compositores-contemporaneos-celebram-obra-de-ernesto-nazareth-18900892

Saudações musicais,

Estudos Nazarethianos

Alexandre Dias — um grande amigo desde os tempos de adolescência — entrou em contato por telefone para divagarmos sobre a música numa manhã do mês de julho deste ano. Como de costume, conversamos sobre inúmeros assuntos musicais, sobretudo acerca do processo de composição musical. Contudo, não se tratava apenas de mais um devaneio musical; mas sim de uma encomenda de doze estudos para violão, os quais tivessem relação com a obra do compositor carioca Ernesto Nazareth (1863-1934), um grande pianista que deixou um expressivo legado musical. Confesso que pestanejei diante de uma tremenda carga de responsabilidade, de modo que o desafio estava lançado.

De fato, este é um ano extremamente auspicioso, pois estamos comemorando 150 anos de nascimento de Nazareth. Sendo assim, refleti durante alguns dias e, na semana seguinte, retornei a ligação para dizer ao Alexandre que eu aceitava o desafio de realizar este importante projeto, o qual foi batizado com o título “12 Estudos Nazarethianos para violão”.

Cada estudo foi dedicado a um amigo violonista, sendo que as peças foram inspiradas na maneira de compor de Ernesto Nazareth. Para tanto, foram consideradas modulações bastante ocorrentes em suas músicas, conduções da linha do baixo, síncope característica, baixo cantante, levando-se em conta também o idiomatismo do violão. Outra característica bastante ocorrente diz respeito ao baixo pedal, técnica que Nazareth aplicava em muitos de seus tangos brasileiros, sobretudo nas pontes de seus rondós.

Busquei contrastes intensos no andamento, nas dinâmicas e, por vezes, na mudança de tonalidade. Cada estudo foi inspirado em vários temas de Nazareth, cujos nomes constam no subtítulo de cada estudo. Inspirei-me não apenas nos temas conhecidos, mas também em obras desconhecidas.

Não é de outra forma senão com muita alegria que anuncio a concretização deste trabalho proposto pelo grande pianista Alexandre Dias.

Esta data é a oficialização da primeira série que contém 6 Estudos Nazarethianos.

Fabiano Borges
Brasília, 17 de dezembro de 2013

 


 

2 comentários:

  1. Obra disponibilizada no site Ernesto Nazareth 150 Anos (www.ernestonazareth150anos.com.br):
    http://www.ernestonazareth150anos.com.br/app/webroot/files/uploads/ckfinder/files/Estudos%20Nazarethianos%201%20ao%206%20COMPLETO.pdf

    ResponderExcluir
  2. http://colunas.canalbrasil.globo.com/platb/tarik/2014/02/03/africa-brasil/

    ResponderExcluir