14 de dez. de 2012

Feliz natal e um próspero ano novo a todos

Caros amigos da boa música,

Deixo esta mensagem para desejar-lhes um feliz natal e um próspero ano novo! Muito obrigado por prestigiarem o blog. Em pouco tempo, o blog atingiu 10 mil visitas!

Foi um ano repleto de realizações artísticas. Fui convidado para participei de dois grandes festivais internacionais do Brasil: FENAVIPI e Seminário Vital Medeiros. Além disso, tive o prazer de realizar uma grande turnê na Europa com um patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal.

Gostaria de dizer que as atividades da Associação Brasiliense de Violões (BRAVIO) voltarão em março de 2013. Em janeiro, disponibilizaremos a programação no site: www.bravio.mus.br. A propósito, encaminho um link que contém um pouco do ocorreu no último sarau da BRAVIO (8 de dezembro): http://www.youtube.com/watch?v=1R4zH9csliQ

Recomendo o ciclo de 6 palestras do pianista e regente americano Leonard Bernstein em Havard (1973). É possível assistir ao vídeo no youtube, cujas palestras estão divididas em  6 longos vídeos:

1- http://www.youtube.com/watch?v=0IIJLaUWE54
2- http://www.youtube.com/watch?v=r_fxB6yrDVo
3- http://www.youtube.com/watch?v=8IxJbc_aMTg
4- http://www.youtube.com/watch?v=hwXO3I8ASSg
5- http://www.youtube.com/watch?v=q0UU9sYp7uA
6- http://www.youtube.com/watch?v=Do-5YxtxNRo&list=PLQtig-_sRmsLtRs2_PCYR5IyTte4ASzBz

No vídeo 2 (minuto 12), há uma relação entre música e linguística disposta em um quadro. Com relação à área linguística, vale lembrar que a teoria de estrutura profunda e de superfície — à qual Bernstein faz referência — foi "superada" por princípios e parâmetros. De qualquer sorte, nos idos de 70, os musicólogos e etnomusicólogos — imbuídos de um discurso lingústico "chomskyano" — discutiam bastante a relação entre línguas e música com base na referida teoria. O próprio John Blacking (em "How Musical is man?") fala sobre isso em suas páginas iniciais. Vale a pena conferir!

Abraços musicais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário