23 de out. de 2012

Resumo da minha turnê na Europa em outubro de 2012

Caros amigos,

Acabo de regressar a Brasília — minha cidade natal — após uma inesquecível turnê por 6 países na Europa: Espanha, Portugal, Itália, França, Alemanha e Sérvia. Gostaria de dizer que estou muito feliz pela concretização dessa minha turnê, durante a qual realizei vários concertos sob os auspícios do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal.

Na Espanha, eu tive o prazer de dividir o palco com o excelente bandolinista e grande amigo: Jorge Cardoso, nascido e residente em Fortaleza. Tocamos um repertório brasileiríssimo em diversas cidades do norte da Espanha (Galícia), a exemplo de Arzúa, Cambre, La Coruña e Negreira:
http://www.chorinhobrasil.com.br/2012/duo-jorge-cardoso-fabiano-borges-na-espanha. Agradeço à querida Maria Rosa González e à Agrapación Albeniz pelo trabalho que continuam realizando, em que pese as dificuldades financeiras provenientes da crise financeira mundial.

Vejam esta matéria no site da prefeitura de Negreira sobre o meu duo com o Jorge Cardoso: 
http://www.concellodenegreira.es/index.php?option=com_content&task=view&id=1417&Itemid=343.

Para vocês terem uma ideia dos belos eventos na Espanha, disponibilizo alguns vídeos feitos:
- Santa Morena (Jacob do Bandolim) em duo no belo teatro Rosalía de Castro:
http://www.youtube.com/watch?v=chh__AaOmYs&feature=relmfu

- Noites Cariocas (Jacob do Bandolim) na bela capela de Arzúa (norte da Espanha):
http://www.youtube.com/watch?v=t0aq_N55v1E

Assista a toda a Suíte Retratos (Radamés Gnattali) no blog do meu amigo e grande bandolinista Jorge Cardoso:
http://jorgecardosobandolim.blogspot.com.br/2012/11/retratos-de-radames-gnattali-com-duo.html
- Aproveitando a bela acústica da capela, interpretei a Sonata K.11 do compositor italiano Domenico Scarlatti, que pertence à estética musical do período barroco (1685-1757):
http://www.youtube.com/watch?v=u4YitivInH4



Após os concertos na Espanha, fui sozinho a Portugal no dia 8 de outubro, com o intuito de dar seguimento à turnê: http://www.youtube.com/watch?v=fdYzFmRKq7c.

Ministrei aulas e realizei um concerto na Universidade de Aveiro, sob a coordenação do professor e doutor Pedro Rodrigues: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=17409. Após as atividades realizadas em Portugal, segui para a Itália.



Na cidade de Latina (Itália), próxima a Roma, eu tive o prazer de interpretar um programa latino-americano, como pode ser conferido no link a seguir: http://www.terzocircolooriolofrezzotti.it/news.pdf, cujo evento foi coordenado pelo querido violonista italiano Stefano Raponi.



No dia 12 de outubro, fui à Cidade Luz para realizar um ensaio no mesmo dia com um grupo de choro local  — intitulado Saturnino — a convite do Clube do Choro de Paris:
http://clubduchorodeparis.free.fr/index.php?option=com_content&view=article&id=226%3Asoiree-de-choro-au-swan-bar-le-13102012&catid=58%3Arodas-a-concerts.

A apresentação ocorreu no dia 13 de outubro e foi dividida em duas partes: uma parte solo com apenas o violão de sete cordas e uma parte com o aludido grupo de choro local e a pianista Maria Inês Guimarães. Interpretei um repertório bem brasileiro para violão solo em Montparnasse (Paris). Iniciei o concerto com Lenda do Abaeté (Dorival Caymmi) e Bem Amado (Toquinho): 





Depois de alguns dias em Paris, tive que partir a fim de realizar um concerto em Berlim, Alemanha, no dia 18 de outubro, quinta-feira. Contei com a participação do meu amigo e clarinetista Wilfried Berk (um dos fundadores do Quinteto Villa-Lobos) em duas músicas, cuja divulgação ocorreu parte da A Livraria (http://www.alivraria.de/shop/article_CD.291/Fabiano-Borges.html?shop_param=cid%3D116%26aid%3DCD.291%26
http://www.brasilalemanha.com.br/novo_site/noticia/brasilianische-kultur-live-bei-a-livraria-in-berlin-oktober-2012/827). Assistam a uma chacarera: http://www.youtube.com/watch?v=o7EK-2no3nw. No dia seguinte, fui à Sérvia pela primeira vez.


Meu concerto em Belgrado foi realizado pela Embaixada Brasileira em Belgrado no Centro Cultural Palilula e contei com a participação da querida flautista sérvia Tijana Krstic:
http://www.ukpalilula.rs/index.php?option=com_content&view=article&id=124%3Akoncert-brazilskog-umetnika-gitariste-fabiana-borgezea.



O público sérvio chamou-me a atenção de pronto pela educação e pela emoção cativante, motivo pelo qual fiquei bastante contagiado durante o concerto. No dia anterior, tive ainda a oportunidade de conhecer um pouco de Belgrado, visitando o importante templo chamado Sveti Sava, cujo nome provém de um importante santo da igreja ortodoxa. Eis três vídeos feitos durante meu concerto em Belgrado:



- Solo: http://www.youtube.com/watch?v=i8pmcQBpunc
 http://www.youtube.com/watch?v=KVJIdnym7YM

- Duohttp://www.youtube.com/watch?v=mbD2BlHIXhs

Como podem perceber, eu tive a honra de interpretar uma composição minha com a grande flautista sérvia: Tijana. Uma honra!! A propósito, Sambossa foi minha primeira composição musical, cuja obra eu compus com 17 anos.

Eis um teaser com breves informações acerca dos diversos eventos realizados na Europa: http://www.youtube.com/watch?v=E5fJiQZ6dr0.



Ao lado esquerdo, uma pequena matéria na coluna do jornalista Irlam Rocha Lima: "Violão Universal".

Escutem trechos do meu disco duplo Sete Cordas no site da Tratore: http://www.tratore.com.br/um_cd.php?co d=7899004761795


Saudações musicais!


6 comentários:

  1. Parabéns Fabiano por esta bela tour pelo Velho Mundo!
    Sucesso sempre é bem vindo!
    Géris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Géris.
      Muito obrigado pela visita, meu amigo!!

      Abração!

      Excluir
  2. Fabiano, estou encantada com sua turnê pela Europa.
    Parabéns infinitos e sucesso sempre. Grata pelo relato completo feito aqui no blog.
    Abraços musicais.
    Laura Macedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho de sempre, Laura! Visite o blog sempre que puder.

      Saudações musicais!

      Fabiano Borges

      Excluir
  3. Grande Fabiano,

    Parabéns pela bela postagem, que além de documentar nossa participação, é uma ótima lembrança deste nosso recente trabalho. Sucesso ainda mais!

    Abraço,

    Jorge Cardoso
    http://jorgecardosobandolim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Jorge Cardoso,

      Foi um prazer compartilhar o palco contigo na Espanha. Além de um grande músico, você é um grande amigo!

      Amplexos musicais!

      Excluir