10 de mar. de 2013

Pesquisador Alexandre Dias e a Obra de Ernesto Nazareth

Caros amigos,

É com grande satisfação e alegria que publico esta matéria relativa à citação de meu amigo Alexandre Dias no jornal O Globo, um dos mais importantes do Brasil. Trata-se de uma reportagem sobre sua extensa pesquisa acerca da obra do pianista e compositor brasileiro Ernesto Nazareth (1863-1934):
http://oglobo.globo.com/cultura/alexandre-dias-pesquisa-grava-obras-raras-de-ernesto-nazareth-7793294.
Outra matéria significativa acerca do assunto: http://oglobo.globo.com/cultura/os-150-anos-de-ernesto-nazareth-7793101.

Aproveitando a oportunidade, deixo registrado aqui também um link para um de seus textos acerca da relação entre o compositor Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth:
Abraços musicais!

Um comentário:

  1. Repasso uma valiosa informação do Alexandre:
    Prezados amigos, (For English, see below)

    Convido a todos que estiverem no Rio de Janeiro na semana que vem a comparecerem ao Simpósio Ernesto Nazareth, organizado pelo Instituto Moreira Salles em parceria com a UniRio e UFRJ, com recital de abertura do pianista André Mehmari no dia 19 (terça) e dois dias de palestras com diversos pesquisadores.

    A entrada é franca, com distribuição de senhas na recepção do IMS 30 minutos antes do início de cada mesa. (ver e-flyer no final deste e-mail). Mais informações em http://www.ernestonazareth150anos.com.br/Events


    Novidades do site EN150 :

    - A Agenda está repleta de concertos com músicas do Nazareth
    - O Blog conta com dois posts novos. O primeiro post é o resultado de 1 ano de pesquisa sobre uma figura até então obscura, o pianista e compositor Frederico Mallio, que passou de amigo a inimigo de Ernesto Nazareth. O segundo post é sobre Jacob do Bandolim e sua admiração por Nazareth. Nele estamos apresentando um relatório inédito em que Jacob conclui que Nazareth na verdade se suicidou.

    - A discografia foi amplamente atualizada, com mais de 100 novos registros. São agora 2.713 gravações catalogadas, das quais mais de 2.300 estão disponíveis para audição online.

    - A seção de discos dedicados também foi atualizada, exibindo agora 71 discos inteiramente dedicados a Nazareth, e totalizando 101 imagens de capas (incluindo as de relançamentos).

    - À seção de imagens foram acrescentadas 25 fotos da histórica Exposição do Centenário de Ernesto Nazareth que a Biblioteca Nacional promoveu em 1963. Além das imagens de cada painel, há fotos raras de D. Mercedes Reis Pequeno (então chefe da Divisão de Música da BN e organizadora da exposição) e de Eulina Nazareth (filha de Ernesto, que supervisionou a exposição e doou mais de 100 manuscritos de seu pai à BN na época).

    - A seção de textos teve dezenas de acréscimos, catalogando agora 330 referências bibliográficas relacionadas a Nazareth.

    Por fim, ressaltamos a matéria de 3 páginas que O Globo publicou neste domingo em homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth.
    Ela pode ser lida na íntegra aqui: http://oglobo.globo.com/cultura/os-150-anos-de-ernesto-nazareth-7793101

    Abraços,
    Alexandre Dias

    ResponderExcluir