26 de mar. de 2013

Cronologia de eventos violonísticos no Brasil e exterior - Fabiano Borges


Caros amigos,

Abri este tópico com o intuito de registrar alguns comentários sobre os eventos dos quais participei nos últimos anos e pelos quais eu me sinto extremamente feliz por ter realizado. A razão desta matéria decorre das perguntas que tenho recebido de músicos e de apreciadores de música acerca dos eventos que participei, tanto no Brasil quanto no exterior.

O primeiro evento diz respeito à série Guitarrísimo do Instituto Cervantes da qual participei, em outubro de 2009, com Diego Martín Castro (violonista e compositor argentino), mesmo ano que tive a honra de receber uma condecoração do Instituto Cervantes em Brasília: http://fabianoborgesnet.blogspot.com.br/2011/03/ola-caros-amigos.html

Diego e eu apresentamos um repertório somente com obras brasileiras e argentinas. Sendo assim, convido vocês a assistirem a um vídeo no qual interpretamos a valsa Desvairada (Garoto):
http://www.youtube.com/watch?v=mKPPx7vU99Q.

O segundo evento que gostaria de deixar registrado aqui diz respeito ao programa artist-in-residence do qual participei na University of California, Los Angeles (UCLA), em maio de 2010. 

Além das aulas que ministrei na universidade americana, tive a honra de realizar um recital intitulado Latin American Concert no Organ Studio: 

A seguir, discriminarei alguns vídeos realizados durante meu concerto na UCLA:

- Fabiano Borges interpreta obras de Luiz Bonfá:
- Fabiano Borges interpreta Carnival (Luiz Bonfá):
- Fabiano Borges interpreta sua obra Suíte Brasileira:
http://www.youtube.com/watch?v=WYqX0KEn0gY
- Fabiano Borges interpreta Adiós Nonino (Astor Piazzolla): 
http://www.youtube.com/watch?v=i9O1ukqwrUM
- Fabiano Borges interpreta Tenebroso (Ernesto Nazareth):
 http://www.youtube.com/watch?v=dNZjxiRHN-c
- Fabiano Borges interpreta Comovida (Guinga):

Em junho de 2010, gravei um programa para a TV Cultura com o violonista cubano Alexis Méndez, quando da nossa participação da série Guitarrísimo do Instituto Cervantes de Brasília: http://www.youtube.com/watch?v=pOuzxyaxs74.

A propósito, farei um concerto com repertório latino-americano pela mesma série no dia 20 de junho de 2013. Nessa ocasião, farei como solista. Fica registrado aqui o meu convite extensivo a todos!

Voltando à cronologia, em agosto de 2010, participei de um festival bem interessante em Arequipa (Peru), cuja recompilação pode ser visualizada neste link: http://www.youtube.com/watch?v=BMgSqSaprIc.

Infelizmente, porém, fui obrigado a ficar um ano parado a fim de superar um distúrbio conhecido como distonia focal, cuja anomalia persiste até hoje.



De qualquer forma, em outubro de 2011, tive uma importante turnê pela Europa, Ásia e América Central.

O resumo dos eventos da referida turnê pode ser lido neste link: 

Em 2012, tive a honra de ter sido convidado para dois eventos violonísticos importantes no Brasil.




O primeiro foi o XI Seminário Internacional de Violões Vital Medeiros, que ocorreu em abril de 2012 em Suzano (São Paulo).

Houve a participação de vários convidados ilustres, como o professor e compositor Ricardo Tacuchian e os violonistas Paulo Porto Alegre, Fábio Zanon, Pedro Rodrigues, Jonathan Leathwood, dentre outros músicos não menos importantes.

A propósito, convido vocês a lerem uma matéria que publiquei neste blog:

O outro evento violonístico foi o VIII FENAVIPI, ocorrido em Teresina em julho de 2012.

Tive o prazer de compartilhar os dias desse festival com importantes violonistas, a exemplo do Alessandro Penezzi, Marcus Tardelli e Jorge Caballero. Leiam esta matéria acerca deste belo evento:
http://fabianoborgesnet.blogspot.com.br/2012/07/resenha-no-viii-fenavipi-5-8-de-julho.html

Após esses dois eventos no Brasil — mais precisamente em outubro de 2012 —  realizei uma turnê por 6 países na Europa, finalizando os eventos na Sérvia pela Embaixada Brasileira em Belgrado, cujas informações detalhadas podem ser obtidas neste link:
http://fabianoborgesnet.blogspot.com.br/2012/10/resumo-da-minha-turne-na-europa-em.html.

De fato, o ano de 2012 foi bastante proveitoso!

Gravei o programa Talentos da TV Câmara em abril de 2012: http://fabianoborgesnet.blogspot.com.br/2012/05/programa-talentos-da-tv-camara-recebe.html.  Em setembro de 2012, tive o enorme prazer de tocar na abertura do 45º abertura do Festival de Cinema Brasileiro, interpretando uma obra de meu amigo Patrick de Jongh com a Orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Em outubro de 2012, participei do projeto "Bibliomúsica" da Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Ainda no mesmo ano, houve a criação de um verbete com meu nome no Dicionário Cravo Albin e tive a honra de ter meu nome citado em uma matéria na Folha de São Paulo acerca da obra do violonista Raphael Rabello.

Neste ínterim, gravei e lancei meu disco duplo Sete Cordas, cujo registro fonográfico foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira (antigo Prêmio TIM/ Prêmio Sharp). A propósito, caso queiram saber um pouco mais sobre meu disco, visitem os seguintes links: 
http://fabianoborgesnet.blogspot.com.br/2012/02/meu-disco-duplo-sete-cordas-locais-de.html.
http://fabianoborgesnet.blogspot.com.br/2011/07/lancamento-do-disco-sete-cordas.html.

Fiquem atentos a este blog, pois devo postar notícias sobre minhas obras novas. Inclusive, algumas peças serão editadas este ano e lançadas no meu próximo disco.

Em julho de 2012, estarei no Festival internacional de Guitarra Cuerdas Al Aire (Lima, Peru)! Compartilharei o palco com o argentino Diego Martín Castro.


4 comentários:

  1. Maravilha Fabiano, importante essa cronologia que mostra sua ascenção e ao mesmo tempo faz o registro de sua bela jornada no mundo do violão.
    Abraços e parabéns por cuidar tão bem do seu talento maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Léo.
      Muito obrigado pelo comentário, meu amigo.
      Fico feliz que tenha gostado deste post do blog.
      Acho que o post esclarece algumas coisas e me ajuda também a me orientar nos afazeres.
      Às vezes, eu emendo um evento em outro e não dá tempo nem para apreciar o que ocorreu.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Excellent ѕite you've got here.. It's diffiсult to
    find quality writing likе yours noωadaуs.
    I honestlу appгeciate people like you!

    Take caгe!!

    my web site; payday loans

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welcome to my blog!
      Thank you for your kind words.
      Have a nice weekend!
      Fabiano Borges

      Excluir