26 de abr. de 2012

Site do Ernesto Nazareth: mais de 2000 gravações online


Caros amigos, 

Divulgo um link extremamente relevante, pois se constitui num marco da historiografia da nossa música brasileira. Trata-se de um extenso trabalho musical acerca da obra do grande compositor brasileiro Ernesto Nazareth (1863-1934), disponibilizada na web gratuitamente:http://www.ernestonazareth150anos.com.br/. O site recebeu diversas colaborações e funciona de forma excelente graças ao Instituto Moreira Salles (IMS). 

Nesse sentido, gostaria de registrar o meu orgulho e admiração pelo meu amigo Alexandre Dias, que conseguiu realizar um trabalho inédito ao disponibilizar mais de 2000 gravações (online) da obra de Nazareth, cujo trabalho eu me lembro bem que Alexandre realizava desde o nosso segundo grau quando estudávamos no Leonardo da Vinci (colégio de Brasília).

Todo esse belo trabalho tem expressiva contribuição da cravista Rosana Lanzelottehttp://www.ernestonazareth.com.br/. É digníssimo de nota também o belo trabalho que o bandolinista Marcílio Lopes e o violonista Paulo Aragão estão realizando para o site. A ideia é colocar cifra e melodia em todas as obras de Nazareth. Basta verificar a parte intitulada “obra” do site: http://www.ernestonazareth150anos.com.br/events. No momento, é possível ter acesso às partituras digitalizadas da grandiosa obra de Nazareth, que já se encontra em domínio público. Observem que há uma gravação sugerida no youtube para cada obra selecionada.

Em “Linha do Tempo”, vocês poderão ler um pouco sobre a vida do compositor por ordem cronológica:http://www.ernestonazareth150anos.com.br/events
Parabéns a todos os envolvidos neste belo projeto!
Documentário sobre Nazareth no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=git4Ua_QoTw

Saudações musicais!
clique na imagem acima

2 comentários:

  1. um artigo pequeno, mas de uma reflexão profunda sobre Nazareth: http://www.ernestonazareth150anos.com.br/Posts/index/15

    ResponderExcluir
  2. Prezados amigos,

    É com grande satisfação que informo que está no ar a seção imagens do site Ernesto Nazareth 150 Anos!
    http://www.ernestonazareth150anos.com.br/Images

    Aqui vocês terão acesso a mais de 250 imagens relacionadas ao Nazareth, vindas principalmente dos acervos do José Ramos Tinhorão/IMS, Acervo Ernesto Nazareth/IMS, e da coleção do biógrafo Luiz Antônio de Almeida.
    Todas as fotos estão disponíveis em alta resolução. Clicando nas categorias (como "casas de música", e "cinemas") as fotos serão sortidas, facilitando a visualização.

    Outra seção que também acaba de entrar no ar é uma listagem inédita de discos inteiramente dedicados ao Nazareth:
    http://www.ernestonazareth150anos.com.br/Records
    Nessa pesquisa que faço desde 1999, vocês terão acesso às capas de todos os discos, e todas as informações de cada disco. São 65 itens, dentre LPs, CDs e DVD desde a década de 1950, o que dá uma medida importante do alcance da obra do Nazareth.

    A grande maioria destas gravações pode ser ouvida na íntegra na seção Discografia: http://www.ernestonazareth150anos.com.br/Recordings

    Além disso o blog do site já conta com diversos textos abordando diferentes facetas da obra do Nazareth, e uma extensa pesquisa sobre a febre do maxixe no exterior em 1914.
    http://www.ernestonazareth150anos.com.br/Posts/allPosts

    O site Ernesto Nazareth 150 Anos foi lançado em março de 2012, produzido pelo Instituto Moreira Salles, antevendo as comemorações de 2013.

    Desejamos uma boa experiência nazarethiana a todos!

    Abraços,
    --
    Alexandre Dias

    ResponderExcluir